y8jpinvjl-njkh86pmty-2mhi-v4k7wkqrmg_pti

POR QUE O POVO ESCOLHEU BARRABÁS?

Nos espanta quando lemos na Bíblia que o povo escolheu soltar Barrabás, um criminoso CONHECIDO por todos. Não é estranho isso? Depois de Jesus ter curado e abençoado a tantos, agora eles decidem soltar um criminoso QUE ELES CONHECIAM? Pois é; mas tudo na Bíblia tem uma razão de ser e nós teremos agora o discernimento desse ocorrido.

Vamos ao texto bíblico - Mateus 27:16-26
 
"Naquela ocasião, tinham eles um preso muito conhecido, chamado Barrabás. Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamavam mais: Seja crucificado! Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco! E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado".

O que está subentendido nesse evento estranho é a essência do Evangelho de Cristo. Veja:

UM JUSTO DEU SUA VIDA PARA QUE UM PECADOR FOSSE SALVO.

Nisso entendemos o quanto precisamos de Jesus Cristo. Sem ele NÃO HAVERÁ SALVAÇÃO de nenhum homem pecador. Barrabás, com certeza, não merecia ser solto. Mas ficou tipificado nesse fato a essência do próprio Evangelho. É o que ocorre com todos nós: um JUSTO morreu para que nós, PECADORES, fôssemos salvos.

CONCLUSÕES IMPORTANTES 

1. Todos somos pecadores e precisamos da misericórdia do Senhor para sermos salvos. O pecado é uma CONDIÇÃO ESPIRITUAL em que vivemos e, independentemente do que fazemos ou deixamos de fazer, SOMOS PECADORES.

2. A salvação só pode ser conquistada PELA GRAÇA (favor de Deus), ATRAVÉS DA FÉ. Ou seja, quando nos posicionamos como seguidores dos ensinamentos de Cristo, somos JUSTIFICADOS (tornados justos aos olhos de Deus).

3. Jesus DEU A VIDA por nós. O JUSTO morreu pelos PECADORES, tal como aconteceu com o evento de Barrabás.

4. Jesus Cristo é o ÚNICO CAMINHO, pois foi através dele que se consumou o Plano de Salvação estabelecido por Deus.

Home