unnamed.jpg

POR QUE DEVEMOS ACREDITAR NA BÍBLIA SAGRADA?

Toda a nossa fé se fundamenta nas verdades narradas na Bíblia Sagrada, razão pela qual devemos questionar sobre sua veracidade. Seria a Bíblia a revelação de Deus? Podemos dar crédito aos seus ensinamentos?

O fato é que nós temos todos os motivos para crermos nas Escrituras Sagradas; é o que vamos ver aqui. Existem razões lógicas e confirmações científicas da veracidade da Bíblia Sagrada.

A melhor forma de avaliar esse Livro tão conhecido, lido e relido por milhões de pessoas dia após dia, é enumerando as evidências de sua veracidade. É o que vamos fazer aqui: tentaremos enumerar as principais evidências que apontam para a divindade das revelações contidas na Bíblia.

1ª evidência: O IMPACTO QUE A LEITURA BÍBLICA TRAZ AOS SEUS LEITORES

Viciados, ladrões, traficantes, assassinos, estupradores e todo tipo de ser humano, por pior caráter que tenha, será transformado radicalmente ao ler e se aprofundar na leitura das Escrituras Sagradas. É impressionante como a Bíblia muda a mente e o coração das pessoas; mudanças comportamentais, mudanças de temperamento... Só mesmo um livro que tivesse como inspiração o próprio Deus, seria capaz de mexer tanto com as pessoas.

2ª evidência: A COERÊNCIA E HARMONIA DOS SEUS ENSINAMENTOS

A Bíblia foi escrita num período que aproximadamente 1400 anos. São 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores que viveram em épocas diferentes, com culturas diferentes, sob influências diferentes. Mas ainda assim ela é um Livro absolutamente harmonioso; seus ensinamentos SE COMPLETAM, SE CONTEXTUALIZAM de uma forma tremenda. Como isso poderia acontecer se a grande maioria dos escritores viveram em épocas diferentes e não tiveram contato? A única explicação plausível é que todos esses escritores foram INSPIRADOS por Deus.

3ª evidência: A FONTE INESGOTÁVEL DE SUAS REVELAÇÕES

Quando você lê qualquer outro livro, por melhor que seja, por mais interessante que lhe pareça, é inevitável que sua mensagem se esgote após ler uma, duas ou no máximo três vezes. Isso não ocorre com a Bíblia Sagrada. As pessoas leem os mesmos textos milhares de vezes e quanto mais leem, mais são atraídas por suas verdades. A grande maioria dos que leem a Bíblia o faz TODOS OS DIAS, anos e anos, e não se cansam de fazê-lo. Isso não seria normal se a Bíblia não fosse mesmo um Livro inspirado por Deus.

4ª evidência: AS CONFIRMAÇÕES ARQUEOLÓGICAS

Inúmeras descobertas arqueológicas confirmam hoje a existência de culturas, povos, personagens e fatos narrados na Bíblia Sagrada. Quer um exemplo? Recentemente um grupo de pesquisadores descobriu no alto do Monte Ararate o que seriam os restos da arca de Noé. Foram encontrados diversos utensílios usados nas cidades de Sodoma e Gomorra, no Mar Morto, permitindo a localização exata dessas cidades que foram destruídas pelo fogo e enxofre enviados por Deus. São muitas as evidências arqueológicas que confirmam a veracidade da Bíblia.

 

5ª evidência: A HISTÓRIA

 

Inúmeros fatos narrados na Bíblia, incluindo a ascensão e queda de impérios e reinados, guerras e personagens que se evidenciaram por algum fato histórico, são corroborados pela história e aparecem em outros livros, contados com detalhes. 

6ª evidência: A PERSISTÊNCIA DA BÍBLIA

Você sabia que a Bíblia é o livro mais perseguido da história? Sabia que em tempos passados milhares e milhares de Bíblias eram queimadas em praça públicas em diferentes cidades do mundo? Diversos países e diversas culturas já proibiram a leitura da Bíblia e até hoje existem países onde a Bíblia não pode sequer entrar; normalmente países com regimes comunistas e muçulmanos. Mas ainda assim ela está presente em grande parte dos lares; é difícil encontrar um lar onde não existe pelo menos um exemplar da Bíblia. Isso dá ideia de que o próprio Deus tem protegido a Bíblia, considerando ser ela a sua própria revelação.

7ª evidência: O CUMPRIMENTO DE SUAS PROFECIAS

Todas as profecias bíblicas já se cumpriram ou estão se cumprindo nos dias atuais. Quer alguns exemplos? Vamos lá:

  • A Bíblia diz  que nos últimos tempos o saber humano iria surpreender - Daniel 12:4. Impossível não aceitar que essa profecia já tem se cumprido. A sabedoria humana tem alcançados limites jamais imaginados por ninguém. A última invenção humana chega a assustar: a inteligência artificial. A tecnologia 5G será uma revolução de grandeza inimaginável, controlando máquinas e equipamentos com absoluta precisão.

  • A Bíblia diz que nos últimos tempos o amor iria esfriar no coração das pessoas - Mateus 24:12. Meu Pai... Não é o que percebemos nos dias atuais? Você ainda tem alguma dúvida sobre isso? Discorda que o amor tem se "esfriado" no coração das pessoas?

  • Vamos a uma profecia mais específica: A Bíblia diz que nos últimos tempos a região do MAR MORTO, totalmente seca e sem vida, reverdeceria e teria vida - Ezequiel 47:8,9. Essa região era fértil até que Deus amaldiçoou as cidades de Sodoma e Gomorra (Gênesis 13:10). Então, a região do Mar Morto se tornou extremamente árida e sem vida, com uma salinidade altíssima. Mas a Bíblia profetizou que iria chegar o tempo em que essa região floresceria novamente e especifica que isso ocorreria porque desceria água do Monte do Templo (Jerusalém) para regar e revitalizar a região. Nos últimos anos tem ocorrido um fenômeno estranho no entorno do Mar Morto; surgiram centenas de buracos (alguns gigantescos) que engoliram estradas, sítios e até posto de gasolina. Nesses buracos, embora seja uma região extremamente salgada, apareceu ÁGUA DOCE. Pasmem! E a partir daí começaram a surgir vegetações e em muitos desses buracos já se pode ver a presença de peixes. A profecia está se cumprindo. E para completar a profecia, os cientistas descobriram que esse fenômeno está ocorrendo porque, de alguma forma, está descendo uma corrente de água submersa, vinda de Jerusalém. Tremendo! Exatamente como dizem as Escrituras.

Nós poderíamos ainda citar muitas outras evidências, mas também compreendemos que nossa crença na veracidade da Bíblia é uma questão de fé. Bem-aventurados são os que conseguem ter fé nos ensinamentos e nas profecias da Bíblia Sagrada.

Home