e91778d441f8ed704cd3ab22b40480a7.jpg

O LADRÃO FOI PERDOADO

O Evangelho de Jesus é lindo, porque se baseia no amor, na graça e no perdão. Infelizmente, a graça (favor de Deus) não é bem interpretada e, por esta razão, temos que lidar com tantas discrepâncias na Igreja. É preciso compreender, mas compreender mesmo, que ninguém será salvo por seus próprios méritos. Nossa salvação foi conquistada NA CRUZ, com a morte de Jesus. É isso que a Bíblia diz categoricamente e nós não podemos fugir dos princípios que aprendemos nas Escrituras.

Em Romanos 3:20 a Bíblia diz: "NINGUÉM SERÁ DECLARADO JUSTO DIANTE DELE, CONFIANDO NA OBEDIÊNCIA À LEI". Ou seja; ninguém pode bater no peito, dizendo que é cumpridor da Lei de Deus. Infelizmente, por mais absurdo que isso pareça, sabemos que acontece; e muito. Muitos "religiosos" acabam achando que são melhores do que os demais e se colocam numa posição superior de conduta e testemunho, porque acham que são mais espirituais, mais obedientes, porque não cometem esse ou aquele pecado, etc. Mas a Bíblia ensina persistentemente que nossa salvação é resultado a GRAÇA DE DEUS. Não podemos minimizar o sofrimento de Jesus naquela cruz; nós somos salvos PORQUE ELE MORREU em nosso lugar. 

DEVEMOS BUSCAR A SANTIDADE PARA SERMOS SALVOS? Não. Se você contextualizar os versículos que falam sobre o assunto, verá que NÓS DEVEMOS BUSCAR A SANTIDADE PORQUE SOMOS SALVOS e não PARA SERMOS SALVOS. Entendeu a diferença? Você deve buscar uma mudança comportamental porque teve um encontro com Jesus e passou a caminhar em conformidade com os princípios e valores cristãos, mas não PARA SER SALVO. Isso porque a Bíblia deixa claro que nossa salvação NÃO PODE SER CONQUISTADA POR NOSSAS PRÓPRIAS OBRAS.

"Portanto, PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA FÉ, e isso NÃO VEM DE VÓS, é dom (presente) de Deus. Não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por motivo" (Efésios 2:8,9).

Este é o principal ensino de Jesus Cristo; é o fundamento do verdadeiro Evangelho. Não podemos alterar isso de jeito algum. 

O LADRÃO QUE SE SALVOU SEM MERECER A SALVAÇÃO

Como você sabe, Jesus foi crucificado ENTRE DOIS LADRÕES. Esses ladrões estavam sendo mortos porque foram considerados culpados e, segundo as leis da época, deveriam ser crucificados. Nos últimos instantes (nos 45 minutos do segundo tempo) um desses ladrões entendeu que deveria reconhecer o Senhorio de Cristo. PRONTO; imediatamente foi salvo. Note bem; ele foi salvo SEM MERECER ser salvo; estava sendo punido porque era ladrão. A única coisa que ele fez para ser salvo foi reconhecer sua condição de pecado e a necessidade do perdão de Jesus Cristo. ELE SE ENTREGOU à Jesus Cristo nos últimos instantes da vida dele e, por isto, foi salvo. Isso é EVANGELHO. Observe o que a Bíblia diz:

"Então, dirigindo-se a Jesus, rogou-lhe: Jesus! Lembra-te de mim quando entrardes no teu Reino! E Jesus lhe assegurou: COM TODA A CERTEZA, TE GARANTO: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:42,43).

Infelizmente, algumas igrejas não compreenderam essa profundidade da misericórdia divina, que nós chamamos de GRAÇA. Eles acham que para sermos salvos, temos que ser PEFEITOS, plenamente OBEDIENTES à Lei de Deus. Isso chega a ser insano, pois quem dentre nós conseguiria alcançar tão alto padrão de santidade? Eles dizem aquela frase famosa: SE VOCÊ PECAR IRÁ PARA O INFERNO.

Sim; pecou e não recebeu o perdão de Deus, o destino é o inferno mesmo; não há como minimizar as consequências do pecado. Mas se você pecar - E VAI PECAR, mas estiver com Jesus Cristo, NÃO HAVERÁ CONDENAÇÃO que pese sobre os seus ombros (Romanos 8:1). Obviamente, isto não nos dá o aval para pecarmos à vontade, pois aqueles que foram realmente alcançados pelo Evangelho de Cristo NÃO TÊM PRAZER NO PECADO. Mas não podemos misturar as coisas: a salvação vem do Senhor, mediante a nossa fé, INDEPENDENTEMENTE DAS NOSSAS OBRAS. Observe:

"Assim, também, Davi fala de bem-aventurança do home a quem Deus leva em conta a justiça INDEPENDENTE DE OBRAS; como são felizes as pessoas que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são cancelados. Bem-aventurado aquele a quem o Senhor JAMAIS COBRARÁ O PREÇO DO PECADO" (Romanos 4:6-8).

Aprenda uma coisa: QUEM NÃO TEM UMA ALIANÇA COM JESUS NÃO TEM SALVAÇÃO. Mas aquele que reconhece sua condição de pecado e toma a decisão de se tornar seguidor de Jesus, é IMEDIATAMENTE SALVO, tal como aconteceu com aquele ladrão da cruz. Isso é Evangelho de Jesus Cristo.

Home