O PROBLEMA DO PECADO

 

Deus havia criado o ser humano para viver vitoriosamente e ser feliz, em perfeita comunhão com o Criador. Então veio pecado de Adão e Eva e isso mudou tudo; foi uma desgraça. Eles foram expulsos da presença de Deus, passando e viver sob maldição. O grande problema, porém, é que nós todos fomos afetados com o pecado deles. Afinal, somos todos DESCENDENTES de Adão e Eva.

 

Responda as perguntas com suas próprias palavras:

 

1. Que consequência terrível desse pecado nos afetou diretamente? (Rm 5.12)

 

___________________________________________________________________________

 

A maldição que caiu sobre eles SE ESTENDEU sobre toda as gerações que vieram a partir de então. Como todos nós somos a descendência de Adão e Eva, TODOS NÓS fomos afetados. Então, não importa se somos ou não bonzinhos, se fazemos o bem ou se desejamos mal a alguém; SOMOS TODOS PECADORES.

 

2. O que o profeta Isaías falou sobre a raça humana? (Is 64:6)

 

____________________________________________________________________________

 

Dura esta palavra, especialmente para aqueles que se julgam melhores do que os demais. Ouvir do profeta Isaías que nós somos COMO O IMUNDO... Meu Deus! Mas é exatamente o que a Bíblia diz.

 

3. O que Davi dizia publicamente acerca dele próprio? (Sl 51:5)

 

_____________________________________________________________________________

 

Ninguém é melhor do que ninguém; TODOS somos pecadores e precisamos da misericórdia de Deus. Esta é uma verdade bíblica incompreendida e, muitas vezes, não aceita. Quem está na Igreja acha que é melhor do que os outros; é o que vemos por aí.

 

4. O que Paulo dizia sobre ele mesmo? (1 Tm 1:15)

 

__________________________________________________________________________

 

Precisamos ter humildade para reconhecer que, por mais que busquemos a santidade, cometeremos erros. O pecado está entranhado em nós e, além disso, a Lei de Deus é tremendamente rígida. Ninguém seria capaz de cumpri-la.

 

5. O que a Bíblia diz para aqueles que acham “santinhos” (normalmente religiosos)? (Tg 2:10)

 

____________________________________________________________________________

 

Devemos olhar para o problema do pecado com “os pés no chão”, firmados nos ensinamentos da Bíblia. Assim reconheceremos com mais facilidade o quanto somos DEPENDENTES da misericórdia de Deus. Isso nos manterá firmes na presença do Senhor e nos motivará a levar o Evangelho a outras pessoas que estão perdidas e destinadas ao inferno. Deus tenha compaixão de nós!