ENTENDENDO A GRAÇA

 

Se existe um ensinamento bíblico que precisa ser entendido profundamente é sobre a GRAÇA DE DEUS. Quanto mais estudamos sobre a Graça, mais entendemos o quanto precisamos de Cristo. Isso nos fortalece espiritualmente e nos mantém NO ALTAR, servindo ao Senhor. A Bíblia se divide em DUAS PARTES principais: Antigo Testamento e Novo Testamento. Por que existe essa divisão? Porque cada uma tem uma característica diferente e uma revelação diferente, de acordo com o período histórico em que seus personagens viveram.

 

Antigo Testamento: é a revelação de Deus para ISRAEL. Foi quando Deus estabeleceu as regras; Deus disse o que era certo e o que era errado aos olhos d’Ele.

 

Novo Testamento: é o cumprimento do Plano de Salvação criado por Deus, com a morte de Cristo e a implantação e um NOVO TEMPO: o TEMPO DA GRAÇA. O que divide os 2 Testamentos é Jesus.

 

Responda as perguntas com suas próprias palavras:

 

1. Com que finalidade a LEI foi instituída? (Rm 5:20)

 

___________________________________________________________________________

 

A Lei ressalta o pecado do homem; nos mostra o quanto somos pecadores. Deus entregou a Lei nas mãos de Moisés, deixando claro o que Ele considerava pecado.

 

2. Como sabemos que cobiçar é pecado? (Rm 7:7)

 

____________________________________________________________________________

 

Toda vez que os israelitas transgrediram a Lei, foram punidos com rigor. Isso fez com que eles focassem o cumprimento da Lei e acabassem se tornando LEGALISTAS (pessoas que se acham cumpridoras da Lei).

 

3. A Lei foi capaz de resolver o problema do pecado? (Rm 8:3)

 

____________________________________________________________________________

 

A Lei é perfeita, mas não houve quem pudesse cumpri-la. Foi necessário que Deus iniciasse um NOVO TEMPO, trazendo a dispensação da GRAÇA, a fim de condenar o pecado na carne com a morte de Cristo.

 

4. Alguém pode ser declarado JUSTO confiando no cumprimento da Lei? Por quê? (Rm 3:20)

 

___________________________________________________________________________

 

Impossível porque NINGUÉM pode cumprir a Lei. Então compreendemos a relevância da dispensação da GRAÇA, inaugurada com a morte de Cristo. Na GRAÇA nós somos JUSTIFICADOS pela fé, INDEPENDENTEMENTE DA OBEDIÊNCIA À LEI – Rm 3:28. Isso não é um incentivo ao pecado, porque a Bíblia nos manda buscar a santificação; mas não podemos minimizar o imensurável valor da GRAÇA DE DEUS em nossa vida.